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TRANSPORTADOR DE CORREIA CÔNCAVO TRANSFORMÁVEL, DE AUTOALINHAMENTO E DE TROCA RÁPIDA – INPI PCT/BR2012/000238

O Transportador TT se refere a um conjunto de soluções que permite a substituição rápida dos componentes que se desgastam com o uso contínuo do equipamento; permite a estabilidade da carga e a eliminação dos componentes acessórios de alinhamento; e principalmente, permite utilizar várias larguras de correias e ângulos de inclinação dos roletes na mesma estrutura.

Transformável 
 

O Transportador de Correia Côncavo é transformável por utilizar estrutura, cavaletes e tambores telescópicos, alterando suas configurações de largura da correia, o que permite a alteração da vazão do transportador para aplicações diferentes da original; a sua inclinação é variável para a concavidade da correia que melhor se adequar ao material transportado, podendo a inclinação ser alterada em qualquer ponto do transportador que se fizer necessária e a conformação da correia é natural, em forma circular, seguindo a dobra da mesma  aumentando a vazão. Esta flexibilidade de acordo com a concavidade da correia transportadora produz um apoio uniforme à mesma, aumentado a sua vida útil. 

Auto alinhamento
 

O Transportador de Correia Côncavo é de auto alinhamento pelo fato do cavalete dispor de suporte vertical articulado, produzir a forma de arco, o qual permite o efeito balancim, essencial para acompanhar o movimento da correia e/ou irregularidade da carga em peso e acamamento, promovendo assim, o auto alinhamento da correia transportadora. 

Troca Rápida
 

O Transportador de Correia Côncavo é de troca rápida devido aos elementos construtivos permitirem a sua manutenção sem necessidade de elevação da correia, o que é um problema do estado da técnica, uma vez que a elevação da correia para a sua manutenção necessita de equipamentos de carga e elevação em locais de difícil acesso e de risco aos mantenedores.

Por sua vez nesta invenção os tambores: motrizes e movidos, também foram projetados com eixos em pontas montadas intercambiáveis, permitindo a troca rápida de eixos e rolamentos, o que reduz sobremaneira o tempo e os custos com a manutenção do equipamento, e completam os recursos de troca rápida, o cavalete, de estrutura montada por pinos intercambiáveis, ao contrario do estado da técnica que utiliza estrutura soldada.

O AUTOTENSIONAMENTO DA CORREIA TRANSPORTADORA

        Os mancais do tambor motriz e retorno são acoplados diretamente sobre um sistema de esticador, que mantém a tensão proporcional à carga e o auto alinhamento da correia.

        O Esticador combinado é uma inovação que atua simultaneamente como esticador por tração, esticador por gravidade e esticador por reação ao torque, eliminando a patinação do tambor e atuando independente por mancal, assegurando a estabilidade do movimento e o alinhamento. Após a partida a tensão é estabilizada ao torque de marcha.

       Um redutor criteriosamente dimensionado e acoplado diretamente ao tambor de acionamento atua em conjunto com os contrapesos para o tensionamento por gravidade, e a sua ancoragem no rolete esticador atua instantaneamente com o torque, resultando na maior performance do conjunto.

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